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Dúvidas sobre a utilização do App CAIXA e Internet Banking CAIXA


Vejam as respostas para dúvidas frequentes sobre o uso do App CAIXA e Internet Banking CAIXA.

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Acesso ao App CAIXA e Internet Banking CAIXA

 

Verifique o sistema operacional do seu celular.

Para utilizar o App, o celular deve possuir as seguintes versões mínimas dos sistemas operacionais:
- Android versão 4.4 ou superior
- iOS versão 11 ou superior

O aparelho que possuir uma versão inferior ao sistema operacional listado acima não conseguirá instalar o App disponível nas lojas.

O computador deve ter, no mínimo, as configurações abaixo:

Windows
Sistemas operacionais Windows 8 ou superior.

Navegadores
Internet Explorer 11 ou superior
Microsoft Edge 96 ou superior
Google Chrome 88 ou superior
Mozilla Firefox 85 ou superior


Linux
Linux Ubuntu 18 ou superior (64 bits)
OpenSuse 15.1 ou superior (64 bits)
Suse Enterprise Desktop 12 ou superior (64 bits)
Fedora 29 ou superior (64 bits)

Navegadores
Google Chrome 94 ou superior
Mozilla Firefox 70 ou superior
Chromium 78 ou superior


MAC
MacOS Monterey 12.4 (M1) ou superior
MacOS Big Sur 11.0.1 ou superior
MacOS Catalina 10.15.5 ou superior
MacOS High Sierra 10.13.6 ou superior

Navegadores
Safari versão 13 ou superior
Google Chrome 87 ou superior
Mozilla Firefox 83 ou superior

Para acessar você deve cadastrar um Usuário e Senha de Acesso.

Usuário é o nome de identificação, escolhido por você, que será utilizado para acessar a sua conta e deve possuir letras e números (alfanumérico).

A Senha de Acesso é utilizada junto com o Usuário e deve possuir de 6 a 8 números.

No computador ou notebook (desktop), basta clicar no botão "Acessar minha conta", no canto superior do lado direito da tela no site da CAIXA e cadastrar um Usuário e Senha, na opção "Cadastrar".

Já no Aplicativo, pelo celular ou tablet, você deve selecionar a opção "Cadastrar usuário” para criar um Usuário e Senha de Acesso.

Após a leitura do “Termo de Uso”, marque a caixa de seleção na parte inferior da tela e clique no botão “Aceitar” ou “Concordo”.

Preencha os campos CPF, data de nascimento, dados da conta (Agência e Número da Conta) e senha da conta (04 dígitos - a mesma utilizada para fazer compras com o cartão de débito).

Crie o nome do seu usuário com letras e números entre 10 a 16 caracteres. O nome não pode conter: caracteres especiais (*,#,?...); acentos nas letras (á, é, ú); e espaços em branco.

Cadastre sua Senha de Acesso com letras e números entre 6 e 8 caracteres (alfanumérico). Repita a Senha criada e clique no botão “Confirmar”.

É um documento que permite o acesso remoto aos serviços bancário da CAIXA pelo Internet Banking e App CAIXA e que estipula os deveres, obrigações e direitos dos clientes e da CAIXA.
Ele será apresentado no início do processo de criação do Usuário e, se não aceitar, você não poderá acessar o App CAIXA e Internet Banking.

Basta realizar o cadastro de um novo Usuário e Senha de Acesso.
As orientações para realizar a operação estão no tópico “5. Como cadastrar Usuário e Senha de Acesso?”.

Sim.
No App CAIXA, basta clicar na seta localizada direita do número da conta e selecionar a opção “Incluir outra conta”.
Já no computador, a operação deve ser feita pelo caminho “Senhas e configurações”, pela opção “Contas cadastradas”> “Gerenciar” > “Incluir Conta”.

Não precisa, se você tem mais de uma conta na CAIXA, poderá acessá-las com um único usuário.
No App CAIXA, basta clicar na seta localizada direita do número da conta e selecionar a opção “Incluir outra conta”.
Já no computador, a operação deve ser feita pelo caminho “Senhas e configurações”, pela opção “Contas cadastradas”> “Gerenciar” > “Incluir Conta”.
Para alternar entre as contas, basta clicar na seta localizada na parte superior da tela ao lado do número da sua conta e escolher qual deseja acessar.

Cada um dos titulares da conta tem que cadastrar seu próprio Usuário e Senha de Acesso.
Eles devem ser cadastrados com base nos dados pessoais e CPF de cada titular.

O acesso a sua conta não foi permitido pela segurança CAIXA.
Assim, orientamos que realize nova tentativa em outra rede de internet ou utilize outro celular / computador.
Tal situação ocorrer por causado de alguns motivos, entre eles:

  • - Acesso através de rede WI-FI com fragilidade de segurança;
  • - Comportamento do acesso foi identificado como suspeito;
  • - Detecção de um programa instalado no dispositivo que gera risco de segurança;
  • - Uso de programas de acesso remoto em conjunto com os sistemas CAIXA.

Fique seguro!
A CAIXA nunca faz ligações solicitando:
  • - Seu usuário de acesso
  • - Suas senhas
  • - Que você acesse links
  • - Atualização de cadastro ou ativação de celular/computador
  • Serviço de SMS e Notificações do App CAIXA


Para acessar e realizar as operações pelo sistema da CAIXA do exterior, aconselhamos criar Usuário e Senha de Acesso, Cadastrar Dispositivo e criar Senha de Transação, que são os requisitos básicos para operar no App CAXA e Internet Banking CAIXA.

Em caso de ausência prolongada, orientamos cadastrar e levar consigo o notebook e o celular cadastrados e ativos no sistema CAIXA.

Se necessário realizar cadastramento de dispositivo ou ativar Senha de Transação no exterior, você ficará impossibilitado de operar, pois esses procedimentos necessitam de validações presenciais no Caixa Eletrônico ou Agência da CAIXA.

Ressaltamos que tais procedimentos têm como objetivo prevenir possíveis tentativas de fraudes na conta do cliente e proporcionar maior segurança nas transações realizadas.

Caso esteja residindo no exterior, segue abaixo duas alternativas:

  • - Se você já possui procuração válida, para que seu representante legal possa movimentar a sua conta, recomendamos entregar a mesma na sua Agência de relacionamento.
  • - Caso não possua procuração, recomendamos emitir esse documento no consulado/embaixada constituindo um representante legal para movimentar sua conta no Brasil.
É imprescindível que o procurador compareça na sua Agência de relacionamento com documento de identificação, comprovante de endereço e procuração válida para ser atendido.

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Cadastramento de dispositivo

 

O Cadastramento de dispositivo (celular, tablet, computador ou notebook) é o processo de segurança obrigatório para que apenas o(s) equipamento(s) ativo(s) tenha(m) acesso e realize(m) transações na sua conta pela internet.

Ao acessar o App CAIXA ou Internet Banking com o aparelho não cadastrado o sistema indicará a necessidade de realizar o cadastro – clique no botão “Iniciar cadastro”.
O sistema vai gerar um apelido para o dispositivo e indicará as opções para o desbloqueio: Caixa Eletrônico; ou em outro dispositivo já cadastrado e ativo.
- No Caixa Eletrônico será exibida a mensagem para realizar o desbloqueio. Siga o fluxo apresentado em tela para concluir a operação. Caso não apareça a mensagem para desbloqueio, utilize a opção: Aplicativo CAIXA > DESBLOQUEIO.
Lembrando que você precisa ter o cartão da conta com chip para ativar no Caixa Eletrônico.
Caso não possua cartão com chip e/ou a senha da conta, você deverá procurar a sua Agência.

- Em outro dispositivo já cadastrado, o desbloqueio do novo aparelho será realizado no caminho: “Senhas e Configurações” > “Gerenciar Dispositivo” > “Dispositivos Cadastrados” > [selecionar o apelido do aparelho] > “Ativar Dispositivo”.

Atenção: Caso não concluía o cadastramento em até 48h, você deverá reiniciar o processo.

Apelido é o nome gerado pelo sistema no momento em que você inicia o processo de cadastramento dos seus dispositivos.

Para saber quantos dispositivos você já cadastrou, utilize o seguinte caminho:

- App CAIXA: “Senhas e Configurações” > “Gerenciar Dispositivos” > “Dispositivos cadastrados”.
- Internet Banking: “Senhas e Configurações” > “Computador e Dispositivo” > “Gerenciar”.

A exclusão é permitida somente para celulares.
O bloqueio é permitido apenas para computadores e notebooks (desktop).

Para realizar as operações, basta acessar as seguintes opções:

- App CAIXA: “Senhas e Configurações” > “Gerenciar Dispositivos” > “Dispositivos cadastrados” > [selecionar apelido] > “Bloquear Dispositivo” ou “Excluir Dispositivo”.
- Internet Banking: “Senhas e Configurações” > “Computador e Dispositivo” > “Gerenciar” Dispositivos cadastrados > [selecionar apelido] > “Bloquear Dispositivo” ou “Excluir Dispositivo”.

O botão “Excluir” só aparece quando você seleciona um celular. Não é possível excluir o celular que você está usando no momento do acesso.
Já o botão “Bloquear” só aparece quando você seleciona um computador, diferente do que você estiver usando.

O cadastramento é um dos requisitos básicos para operar no App CAIXA e Internet Banking CAIXA com segurança.
Assim, sem o cadastro do dispositivo, você não consegue consultar saldo, extrato, faturas de cartão de crédito, fazer pagamento, utilizar o Pix e etc.

Isso acontece em 2 hipóteses:
- Quando você escolhe um período determinado de acesso para o dispositivo, por exemplo, 30 dias, ao término desse prazo, seu acesso através desse dispositivo expira. Nesse caso, é necessário efetuar o cadastro novamente para poder pagar contas, transferir dinheiro e etc.
- Quando o celular, tablet ou computador/notebook (desktop), teve atualização de software, hardware e/ou características de conexão com a internet, por exemplo, a localidade de acesso.

Você pode cadastrar até 10 computadores e até 9 celulares, totalizando 19 dispositivos
Ao atingir o limite de 9 celulares cadastrados, caso você deseje incluir outro celular, será necessário excluir outro aparelho ativo para habilitar um novo celular. Lembrando que você não conseguirá excluir o celular que está acessando. Sendo assim, é necessário acessar de outro dispositivo já cadastrado (computador/notebook ou celular) para excluir o celular desejado.
Se você cadastrar um computador a mais, por exemplo, o 11º dispositivo, o mais antigo da lista será desativado e dará lugar ao novo equipamento cadastrado.

Se você escolher cadastrar por tempo indeterminado, não precisa fazer um novo cadastramento.
Se escolher cadastrar por até 365 dias, ou qualquer outro período, após expirado o prazo, deverá fazer um novo cadastramento.

- Em uso: dispositivo que está em uso naquele momento pelo usuário;
- Ativo: dispositivo cadastrado e dentro do prazo de validade escolhido pelo usuário no momento do cadastramento;
- Inativo: dispositivo com o prazo de validade do cadastramento expirado;
- Bloqueado: dispositivo registrado e bloqueado pelo usuário, pela segurança ou judicialmente.
- Pendente: dispositivo cadastrado que ainda não foi desbloqueado.

Até 48h para ativar no Caixa Eletrônico, em outro dispositivo já cadastrado ou Agência.

Não há problemas. Cada usuário, com o seu CPF, cria um apelido para o equipamento. Assim, se mais de uma pessoa acessa o Internet Banking CAIXA no mesmo equipamento, quando acessá-lo pela primeira vez, escolhe um apelido e o prazo de duração do cadastramento.

Sim. Nesse caso, será necessário efetuar um novo cadastramento do seu dispositivo formatado.

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Senha de transação

 

Senha de Transação é utilizada para confirmar as operações realizadas no App CAIXA e Internet Banking, como pagamentos, Pix e empréstimos.

No Caixa Eletrônico, insira o cartão da conta com chip e utilize a opção: “Aplicativo CAIXA” > “GERAR SENHA DE TRANSAÇÃO”. E aguarde a impressão da sua Senha de Transação inicial.
Com a Senha gerada, acesse o App CAIXA ou Internet Banking e crie uma Senha de Transação personalizada no caminho: “Senhas e Configurações” > “Senha e Acesso” > “Senha de Transação” > [selecione a conta] > Alterar Assinatura.
Caso não possua cartão com chip e senha da conta, você deverá procurar a sua Agência para gerar a senha da conta, para criar o Usuário e Senha de Acesso, e gerar a sua Senha de Transação.

A Senha de Acesso tem letras e números e você usa junto com o Usuário para acessar a conta.
A Senha de Transação só possui números e você usa para concluir os pagamentos, transferências, Pix e outros, no App CAIXA e Internet Banking CAIXA.

Você pode gerar um nova Senha no Caixa Eletrônico na opção: “Aplicativo CAIXA” > “Gerar Senha de Transação” > “Criar Senha agora”. Para tanto é necessário possuir cartão de conta com chip e senha da conta

Após gerar nova Senha, ela deve ser alterada no App CAIXA ou Internet Banking, na opção “Senhas e Configurações” > “Senha e Acesso” > “Senha de Transação” > [selecione a conta] > Alterar Assinatura

Se não possuir cartão da conta com chip e senha da conta, o você deverá solicitar uma nova Senha em sua Agência

Se você lembra a Senha de Transação, possui senha da conta e cartão da conta com chip, o desbloqueio pode ser feito pelo Caixa Eletrônico, na opção: “Aplicativo CAIXA” > “Debloquear Senha de Transação”.
Caso não se recorde da Senha bloqueada, gere uma nova no Caixa Eletrônico, na opção: “Aplicativo CAIXA” > “Gerar Senha de Transação” > “Criar Senha agora”.
Para tanto, é necessário possuir cartão da conta com chip e senha da conta.

Caso não possua cartão com chip e senha da conta, você deverá procurar a sua Agência para gerar a senha da conta, para criar o Usuário e Senha de Acesso, e gerar a sua Senha de Transação.

Isso acontece quando a Caixa, para sua segurança, bloqueia a Senha por suspeita de fraude.
Nestes casos, orientamos procurar a sua Agência para geração de nova Senha de Transação.

Se a conta for conjunta solidária, com Senha de Transação simples (conta com dois ou mais titulares que podem realizar operações individualmente), os titulares utilizam a mesma Senha de Transação para realizar as movimentações.
É possível gerar esse tipo de Senha no Caixa Eletrônico, na opção: “Aplicativo CAIXA” > “Gerar Senha de Transação” > “Criar Senha agora”.
Se a conta for não-solidária ou conta conjunta solidária, com Senha de Transação Múltipla (conta com dois ou mais titulares que só é movimentada após a inclusão da Senha de Transação de todos), cada titular terá a sua própria Senha de Transação.
Neste tipo de conta, a Senha de Transação Múltipla só pode ser gerada na Agência.

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Serviço de SMS e Notificações do App CAIXA

 

O serviço de SMS pode ser ativado tanto pelo App CAIXA quanto pelo Internet Banking CAIXA, por meio das seguintes opções:
- App CAIXA: “Menu” > “Meu Perfil” > “Notificações do App I SMS”
- Internet Banking CAIXA: “Caixa celular” > “Notificações SMS” > “Mensagens de Celular” >“Adesão”.
O cliente também pode ativar o serviço pelo Caixa Eletrônico quando possuir cartão da conta, por meio das seguintes opções: CRÉDITO, PIX E OUTRAS OPÇÕES > MENSAGENS VIA CELULAR.
Já as notificações do App CAIXA são ativadas apenas no próprio App CAIXA, por meio das seguintes opções: “Menu” > “Meu Perfil” > “Notificações do App I Push”.

Para sua segurança, faça o seguinte imediatamente:

  • - Solicite o bloqueio preventivo dos seus acessos pelo “Alô CAIXA” (4004 0 104 - Capitais e Regiões Metropolitanas; ou 0800 104 0 104 - Demais Regiões), opção “‘Prevenção e tratamento de fraudes e golpes bancário”.
  • - Cancele o serviço de SMS no Caixa Eletrônico, opção: CRÉDITO, PIX E OUTRAS OPÇÕES > MENSAGENS VIA CELULAR > EXCLUIR. Assim, seu celular não receberá mais as mensagens das transações financeiras realizadas na sua conta.
  • Após tais procedimentos, procure atendimento em uma de nossas agências e solicite a exclusão do cadastro do celular roubado ou extraviado, além de regularizar o seu acesso.

    Ligue para 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (demais regiões) e informe o número do seu celular e o final da conta que aparece na mensagem. O serviço será excluído e você não receberá mais essas mensagens.

    É só excluir o serviço SMS e, em seguida, fazer uma nova adesão informando o novo número.
    Tanto a exclusão quanto a (re)inclusão podem ser feitas pelos seguintes meios:
  • App CAIXA: “Menu” > “Meu Perfil” > “Notificações do App I SMS”
  • Internet Banking CAIXA: “Caixa celular” > “Notificações SMS” > “Mensagens de Celular”.
  • Caixa Eletrônico: CRÉDITO, PIX E OUTRAS OPÇÕES > MENSAGENS VIA CELULAR.
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