A biometria na CAIXA tem como objetivo aumentar a agilidade, conveniência, segurança e mitigar o risco de fraude na identificação do cliente e na autenticação de transações.
A autenticação biométrica de transações eletrônicas é realizada mediante comparação das informações biométricas do cliente constantes no banco de dados com aquelas coletadas no leitor biométrico no momento da transação, cujo resultado pode ser válido ou inválido, ou seja, biometria reconhecida ou não reconhecida.
A autenticação biométrica com impressão digital está disponível no canal ATM, nos equipamentos providos de leitor biométrico, para os clientes que constam na base de dados.
Se o CPF do cliente não constar na base de dados do CAIXA, o fluxo da transação prosseguirá com a autenticação por meio da senha ou IP Silábica.
O processo de autenticação biométrica é iniciado com o uso do cartão magnético do cliente, seguido de comparação da impressão digital capturada pela leitora biométrica com o padrão do cliente que foi salvo na CAIXA.
Caso a autenticação biométrica não seja possível em decorrência de problemas com os dedos, com as digitais ou com o leitor biométrico, será solicitada a senha numérica ou a IP silábica, de acordo a definição do gestor de cada produto e/ou serviço.